terça-feira, 30 de outubro de 2018

Leitoras Feministas - Apresentação


Olá manas, Sejam bem-vindas, sentem ai, peguem um cafezinho e deixa a gente se apresentar.

Saímos recentemente de um conturbado pleito eleitoral e infelizmente vimos o candidato que baseou sua campanha em ameaças contra minorias sociais sair dele como vencedor.



Ao longo dessa campanha estivemos ativamente militando por nossos direitos e nossas liberdades que foram colocadas em cheque, assim como as de diversas pessoas que amamos que correspondem de alguma forma a alguma minoria. E como cada um deve lutar com as armas que tem, estando nós há tempos dentro desse universo literário, não seria a literatura a nossa arma?



O Projeto Leitoras Feministas nasceu com o intuito de ser um canal de mídia feito por mulheres, sobre mulheres e para mulheres. Nossa intenção é usar a literatura como arma de empoderamento feminino, estimulando através da leitura o crescimento, a informação e o amadurecimento para o maior número de mulheres possível.
Por isso estamos formamos uma equipe super diversificada com mulheres que representem a diversidade feminina, somos brancas, negras, magras, gordas, periféricas, nordestinas, (ainda estamos em busca de uma representante trans e de uma indígena).

Buscamos mudar o status de feminismo literário como algo exclusivo em leituras acadêmicas ou Geek (através das HQs e Grafic Novels), e mostrá-lo/trazê-lo também para a leitura de massa e entretenimento. Como por exemplo os Best Sellers de editoras populares e os Romances da Amazon, Lugares onde esse feminismo já existe, mas não é tão reconhecido, tem espaço para crescer ainda mais.
Esse tipo de educação sobre feminismo em obras literárias além de bem vindo, faz-se extremamente necessário, uma vez que é tão comum presenciarmos em diversos romances escritos por mulheres e voltados para o público feminino a naturalização e romantização de diversos tipos de abuso, o estímulo a competição feminina e o reforço na busca aos padrões inalcançáveis de beleza sendo propagados e consumidos, reforçando diversos esteriótipos machistas e opressores para o público feminino. Chegou a hora de utilizarmos esse espaço para quebrar com esses padrões e propagarmos, a aceitação da mulher em sua própria pele, o empoderamento feminino, a sororidade e quebrarmos todas as falsas ideias que foram arduamente propagadas sobre o que é o feminismo de fato e que ainda impedem tantas mulheres simples de se verem como feministas.

"Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos." - Chimamanda Ngozi Adichie

Uma Mulher Levanta a Outra ♥

Sendo assim o blog se coloca como uma ponte para a divulgação de trabalhos que correspondam essa temática. Estimulando então, não só o seu consumo, como também a interpretação e analise crítica, através da leitura e das resenhas. E por consequência esperamos também estimular a produção de obras que correspondam a essa temática, por parte de mais autoras. Que, por sua vez, podem contar com nosso auxilio através de divulgação massiva, sejam elas nacionais ou internacionais.

Por isso, deixo aqui o convite:
Junte-se a nós nessa nova jornada!

Comentários via Facebook

1 comentários:

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Leitoras Feministas – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in